fbpx
Ler outros textos

Não sabemos tudo que pode o corpo

Eu sei o quanto pensar pode ser uma tarefa complicada, principalmente quando nosso destino é posto em cheque.

Como dizia Spinoza: “não sabemos tudo o que pode o corpo”, nem o pensamento. Mas sabemos que podem alterar radicalmente o rumo da nossa vida, para o ótimo e para o péssimo.

Por vezes, já me encontrei na condição servil que descreve o poeta Ovídio: “Sei o que é melhor, quero o melhor, mas acabo fazendo o pior”. É que não bastou eu ter tomado consciência do melhor, foi preciso que a ideia se tornasse uma força, um afeto ativo em mim.

Todos queremos ser livres e com alegria, mas temos ainda uma imagem pálida da liberdade, com notas de tristeza irrefreáveis.

Por isso recorro sempre à necessidade do que tenho chamado de LIÇÃO de CASA, e muitos alunos e pacientes com frequência me questionam sobre como fazer a lição de casa, pois não raro encontram-se numa condição de rendição.

Então, para sair de um círculo vicioso, conseguir fazer a lição de casa e entrar verdadeiramente em experimentação, me foi vital encontrar forças aliadas. E são essas forças aliadas que quero tornar disponíveis e acessíveis nessa jornada inaugural.