fbpx

O MÉTODO ESQUIZOANALÍTICO

Aprenda a compreender a mente, o corpo e o desejo a partir da filosofia da imanência e do pensamento nômade e revolucione seu modo de praticar a clínica.

Trata-se de um método prático criado por Luiz Fuganti, baseado na esquizoanálise e na filosofia da diferença e pautado na intuição filosófica, cujos principais pensadores aliados são: Deleuze, Guattari, Spinoza, Nietzsche, Bergson, Foucault.

Faça a diferença na sua clínica ao encontrar a base ontológica do seu pensamento psicológico, revolucionando seu modo de pensar a natureza da mente, do corpo e suas relações entre si e com o desejo.

APRENDA A RESOLVER CASOS CLÍNICOS COMPLEXOS COM A ESQUIZOANÁLISE

PROGRAMA DETALHADO:
+ 17 aulas quinzenais ao vivo com 2 horas de duração cada (total 34 horas de conteúdo)
+ 31 aulas gravadas do Método Formação em Esquizoanálise (total 31 horas de conteúdo)
+ 16 aulas do curso Mil Platôs e Esquizoanálise: Micropolítica e o Uso dos Afetos (total 36 horas de conteúdo)
+ 15 aulas do curso Capitalismo e Esquizofrenia (total 34 horas de conteúdo)

Uma especialização profunda com 135 horas de conteúdo. 

Inscrições abertas apenas uma vez ao ano.

Programa detalhado das aulas online ao vivo:

Horário das aulas: sempre às terças-feiras das 19:30 às 21:30

Pressupostos filosóficos da Esquizoanálise: uma introdução à filosofia da diferença e ao pensamento nômade. As ciências psis tem ignorado a dimensão ontológica

Spinoza e o plano de imanência do desejo: inconsciente como natureza naturante e desejo sem falta.

Spinoza, a desqualificação da consciência, da imaginação e das paixões tristes: plano comum dos encontros, paixões alegres e afetos ativos: ao desejo nada falta.

Nietzsche e a desconstrução do sistema do juízo: maus encontros, memória de marcas, culpabilidade, ressentimento a consciência da culpa como captura do desejo e do inconsciente.

Nietzsche e a ficção da dívida infinita como dívida de existência, pecado original ou Édipo: a ilusão da insuficiência do ser e da impossibilidade do real.

Nietzsche, o negativo do pensamento e o devir reativo das forças que constituem o ser humano atual: niilismo negativo, reativo, passivo e o devir-camelo do desejo e do pensamento – grande cansaço: depressão do desejo – quarto sentido de niilismo – niilismo ativo e o devir leão do espírito; o esgotamento do possível como condição de criação do real.

Bergson, as multiplicidades do inconsciente e a desconstrução da identidade do Eu – o desejo intensivo em sua diferença de natureza com o desejo intencional fundado na falta de objeto como fonte de falsos problemas.

Bergson: somos dobras afetivas, feitos de linhas de tempo e movimento: a realidade virtual do inconsciente constituído como multiplicidade qualitativa de seres de tempo, coexistente à realidade atual dos devires do presente.
Bergson: afirmação das zonas de indeterminação do corpo, do desejo e do pensamento como superfícies lisas e condição para a criação dos circuitos intensivos do desejo e suas diferenciações como invenção de novas territorialidades existenciais.

Deleuze e Guattari – Os mapas do desejo e o cartógrafo inconsciente: encontrar o desejo onde ele está, seu aqui e seu agora e seus investimentos inconscientes ou intensivos e seus esburacamentos intencionais.

Deleuze e Guattari e as transformações incorporais como atos de linguagem e criação de novos horizontes semióticos e estéticos para o desejo x a linguagem como máquina social de captura e assujeitamento do desejo e do pensamento.

Deleuze e Guattari: agenciamentos maquínicos de desejo e agenciamentos coletivos de enunciação: regimes de signos incorporais e regimes corporais de luz ou sensibilidade.

Foucault e os dispositivos para uma desconstrução das capturas do desejo na prática clínica – dispositivos, dizibilidades e visibilidades.

Foucault e os dispositivos para uma desconstrução das capturas do desejo na prática clínica – dispositivos, dizibilidades e visibilidades;
– Desterritorializando e descodificando corpos e discursos.

Foucault e a Esquizoanálise – Diagramas de poder e Estilização da Existência como ferramentas para uma clínica ativa do desejo e da vida que faz a diferença.

Deleuze e Guattari – máquinas de fabricar rostos e legitimar lugares de fala: rostificação da cabeça animal humana e dos corpos e a paisageificação do espaço geográfico como fábrica de prepostos de poder e uma geopolítica do desejo desintensificado.
Deleuze e Guattari: Como reencontrar o plano de imanência de um desejo sem falta e fazer para si um Corpo pleno sem a tirania dos órgãos: os três mal-entendidos sobre o desejo e os padres psicanalistas.
Deleuze e Guattari – Devires e ritornelos: devir-mulher, devir-criança, devir-animal, devir-vegetal, devir-molecular, devir-cósmico e devir imperceptível e os retornos e retomadas de potência do desejo: linhas melódicas, ritmo e estilo: criação de si como modos ético-estéticos de vida livre.

Conteúdo gravado além das aulas ao vivo on-line. Você pode assistir as aulas gravadas ao seu tempo, mas nós sugerimos um cronograma de estudos com indicação de leitura complementar: quinzenalmente enviamos por e-mail uma sugestão de estudos com base na aula ao vivo online que será ministrada.

O QUE É A FORMAÇÃO EM ESQUIZOANÁLISE?

O curso de formação em esquizoanálise é um programa de estudo, pesquisa e produção de si que oferece um instrumental conceitual e prático para você aprender a desconstruir o modo tradicional de diagnosticar os transtornos da mente, que reproduzem padrões de normalidade, e criar mapas do desejo, que cartografam suas capturas e traçam linhas de liberação.

Faça a diferença na sua clínica: encontre a base ontológica do seu pensamento psicológico e revolucione seu modo de pensar a natureza da mente, do corpo e suas relações entre si e com o desejo.

A Esquizoanálise é, antes de tudo, uma clínica da vida.

O aspecto crítico do nosso método torna possível a desconstrução das prisões do nosso desejo, corpo e pensamento.

O aspecto criativo do método proporciona a construção de um caminho preciso, rigoroso e profundo para um autêntico plano de consistência e para uma nova maneira de viver.

Oferecemos um curso de desformatação das subjetividades que funcionam como peças de uma máquina social. O objetivo principal é fazer com que nosso modo de vida não seja mais alimento de um plano de organização social que nos enfraquece.

Os conteúdos e o modo de transmiti-los faz emergir um novo horizonte de eventos para o corpo, para o desejo e para o pensamento.

Nosso método não se reduz a um procedimento teórico de conhecimento. É sobretudo uma maneira prática de fazer ver, fazer acontecer e transmutar o pensamento. Funciona como polidor de novas lentes que fazem reencontrar e multiplicar as forças já disponíveis de cada um, mas até agora inacessíveis porque ainda cativas de um modo reativo de existir e que frequentemente nos torna cúmplices do que criticamos.

Criamos uma metodologia que, além de fazer emergir nossas forças ainda desconhecidas e/ou recalcadas, faz do pensamento um acontecimento imediato de um corpo pleno de potência. O ato de pensar torna-se imediatamente um ato de entrar em acontecimento e criar as próprias condições de existência, o que nos faz superar as condições determinadas pelo atual estágio de desenvolvimento de nossa época e cultura.

O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso se concentra nas zonas críticas e criativas da condição humana, nomeadas por Fuganti, Quatro Zonas de Passagem:

A primeira zona de passagem cartografa a condição da impotência do desejo.

A perda de intensidade do desejo (paixões tristes) e a separação da sua potência ou capacidade de agir e criar (esburacamento subjetivo do desejo).

A segunda zona de passagem cartografa o desejo de poder do impotente.​

Quando o desejo tornado intencional cobiça e reproduz o poder (multiplicação das paixões tristes e investimento num centro de soberania – alimentando parte das frustrações).

A terceira zona de passagem eleva as potencialidades do desejo a um plano comum dos encontros, onde os diferentes modos de vida coexistem diretamente e se compõem com a diversidade do real.

Acesso às condições dos devires ativos do desejo, essa terceira zona de passagem é o encontro do desejo (sem buracos ou faltas) com a superfície lisa das relações (sem significantes ou mediadores).

A quarta zona de passagem eleva o desejo à sua potência de criar diferença na existência, isto é, criar valor.

Ela acontece quando nos reencontramos com quem somos de direito ou por essência. É a conquista da autonomia e liberdade como potência de agir e criar o real.

Essas quatro grandes passagens são traçadas e amplamente detalhadas nas 31 aulas gravadas, que constituem a espinha dorsal do método e o eixo que orienta o curso de formação em esquizoanálise.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

PARA QUEM SE DESTINA ESTE CURSO?

O curso destina-se a quem quer pensar e praticar uma nova clínica e uma terapêutica afirmativa das diferenças. Destina-se a todas as pessoas que se empenham em uma ética do desejo e suas micropolíticas, e investem novos modos de governabilidade com autonomia.

SOBRE A ESCOLA NÔMADE DE FILOSOFIA

Nossas aulas online possibilitam uma rica troca de pesquisas e experiências entre os participantes, formando assim uma comunidade onde se fazem importantes aliados. Proporcionamos um ambiente onde prosperam movimentos que ultrapassam os círculos restritos das instituições públicas e privadas. Uma atmosfera de confiança para a afirmação das diferenças. A Esquizoanálise é uma verdadeira revolução pessoal, social e cultural.

SOBRE LUIZ FUGANTI

Luiz Fuganti é filósofo, livre pensador da filosofia da diferença. Autor do livro Saúde, Desejo e Pensamento, considerado uma referência entre as melhores e mais acessíveis introduções ao pensamento nômade e à filosofia da diferença. Uma mente revolucionária na filosofia da diferença e no pensamento nômade.

Filósofo, escritor e pensador, cujas ideias e abordagens inovadoras abrem novos horizontes para a realização de uma vida autêntica. Desde sua juventude até suas contribuições marcantes, Luiz Fuganti foi influenciado por grandes pensadores como Nietzsche, Deleuze e Spinoza.

INVESTIMENTO

12 x R$ 530,00

Formas de pagamento:

Cartão de crédito em até 12X R$530,00 

Pagamento recorrente via Pix,Boleto ou Cartão de crédito 12X R$560,00

Pix à Vista com Desconto de 5% R$ 5.035,00

QUER FALAR COM NOSSA EQUIPE?

+55 11 97433-7737 

E-mail: [email protected]

PRINCIPAIS DÚVIDAS

Sim, o aluno poderá aprofundar os conhecimentos e inclusive a prática durante mais dois anos após a realização do primeiro ano do curso.
2º ano:
Primeiro semestre: casos clínicos da literatura universal + clínica social com intervisão de Luiz Fuganti

3º ano: Clínica social com intervisão de Luiz Fuganti
O que comumente se chama de supervisão nas práticas de suporte aos profissionais psis, aqui é reconfigurado sob o termo INTERVISÃO, o qual envolve um olhar não hierárquico nem transcendente na relação entre clínicos.
Nos encontros de INTERVISÃO, os clínicos participantes trarão seus casos mais complexos e de difícil encaminhamento e Luiz Fuganti recolocará os problemas apresentados sob a perspectiva de uma evolução criadora da vida e do desejo.
A partir da recolocação dos problemas, Luiz Fuganti disponibilizará dispositivos e operadores clínicos que podem formar um conjunto de recursos capazes de enriquecer a prática clínica auxiliando na transformação / transmutação dos modos de pensar e realizar a intervenção junto aos seus analisandos.
Os encontros de INTERVISÃO na modalidade em grupo são de extrema importância pois deslocam os conflitos do próprio clínico que frequentemente se encontra num impasse de difícil solução: entre o excesso de demandas e trabalho e o pouco retorno qualitativo de sua vida em acontecimento, o que o torna suscetível a se converter em fonte de seu próprio adoecimento. Nesse sentido, esses encontros objetivam que o clínico retome sua linha de salubridade e invista sua potência criadora como antídoto a uma linha de morbidez.

Sim, neste primeiro ano do curso Formação em Esquizoanálise você receberá após a conclusão o certificado com 135 horas de carga horária.

O curso é aberto a todos os interessados em tornar-se esquizoanalista. Muitos dos que procuram vêm de áreas relacionadas a psicologia e filosofia, mas não é um pré-requisito. O curso fornece todas as ferramentas para uma formação completa.

Sim, há suporte da equipe da Escola Nômade, com a Karina por whatsapp, telefone ou e-mail. Ao se inscrever o aluno recebe um guia do usuário e tutorial.

Durante dois anos após a data da compra você poderá acessar todo o conteúdo gravado que fica disponibilizado na plataforma do aluno

Sim, as aulas realizadas através do Zoom ficam gravadas e são disponibilizadas na plataforma do aluno. Se você não poder paeritipcar pode enviar suas dúvidas por WhatsApp e o Fuganti responde durante essas aulas.

O curso de Formação em Esquizoanálise não é uma especialização ou pós-graduação nos moldes do MEC. Trata-se de uma formação semelhante à realizada nas escolas de psicanálise. Ao final o aluno é certificado como concluinte pelo Luiz Fuganti e pela Escola Nômade de Filosofia e pode atuar como esquizoanalista clínico.

Sim, você pode pedir seu dinheiro de volta dentro de 07 (sete) dias após a compra.

Todos os direitos reservados.