Sobre nós

A Escola Nômade de Filosofia é uma associação sem fins lucrativos que funciona como um meio de agenciamento de movimentos de arte, cultura e pensamento que, desde 1998, vem promovendo ações focadas especialmente no pensamento afirmativo das diferenças, na descoberta, no cultivo e na experimentação das forças ativas que atravessam e constituem os homens.

Cultivando o pensamento da diferença como condição de uma ética da potência e de uma autonomia sustentável dos modos ativos de existência, constituiu-se como organização não governamental em 2002 para expandir o alcance de suas ações, cujos movimentos instituintes cada vez mais tornaram-se interlocutores e modificadores de demandas institucionais. A partir de então passou a investir em parcerias e intercâmbios de modo recorrente. Para tanto, foram desenvolvidas algumas interfaces capazes de por em relação diferentes dimensões do homem em sociedade, institucionalmente não ligadas, fazendo coexistir de modo interativo diversos meios sociais e culturais, por meio de planos de ação e estratégias transversais e que contam com suporte de alto e raro nível cultural.

História

Um movimento que surgiu a partir do interesse comum de um grupo de pessoas com visões, pensamentos e práticas que convergiam no desejo de produzir novas atitudes criativas de qualidade de vida material, cultural e educacional para a população. No seu desenvolvimento a Escola Nômade se oficializou através da criação, em 2002, da Pivot Brasil, uma organização não-governamental que, a partir de então, passou a estabelecer redes, parcerias e intercâmbios com outras organizações, quer sejam comunitárias, governamentais, não-governamentais, universitárias, artísticas, culturais, empresariais, entre outras. Com o intuito de fortalecer a sociedade civil em geral, a Pivot Brasil, através dos projetos da Escola Nômade de Filosofia, abriu caminhos para debater experimentações relativas ao pensamento nas ciências, nas artes, na cultura e na educação. Foram desenvolvidas algumas linhas de trabalho que propiciam e facilitam a discussão entre diferentes setores da sociedade, por meio de planos de ação e estratégias transversais e que contam com suporte de alto nível didático cultural. Em 2002, criamos nosso portal visando a divulgação de material de interesse para a comunidade científica, artística e comunidade em geral e a constituição de uma superfície de expressão para práticas interativas. Em Fevereiro de 2006, foi dado início ao processo jurídico em que a organização Pivot Brasil transformou-se em organização da sociedade civil de interesse público.