fbpx
Ler outros textos

Depoimento Sabrina Lasevitch

Sou Sabrina Lasevitch, professora, pesquisadora e esquizoanalista. Iniciei o curso de Formação em Esquizoanálise com Luiz Fuganti em 2019, depois de algum tempo em contato com as obras de Deleuze e Guattari, além de Spinoza, Nietzsche e Foucault.

O Fuganti tem uma leitura extremamente profunda e singular desses autores (além de diversos outros, como Bergson e Hume), o que faz com que a formação que ele oferece vá para muito além de uma leitura de O Anti-Édipo, livro onde Deleuze e Guattari criaram a esquizoanálise.

Hoje, em 2022, após o término do curso, eu diria que esta é uma formação para uma clínica da vida, ou da potência. E esta clínica de que falo não está restrita a psicólogas, psicanalistas e terapeutas, de modo geral; é uma clínica que pode ser aplicada no cotidiano do trabalho, das relações e, de modo mais fundamental, do cuidado de si por qualquer pessoa interessada. Em muitas ocasiões, inclusive, os encontros eram terapêuticos por si mesmos, o que fez com que eu saísse do curso muito transformada.

Na verdade, ter o privilégio de participar desses encontros justo nos anos de pandemia de COVID-19 (ao mesmo tempo em que terminava meu mestrado e me preparava para o doutorado) foi algo que me deu muitos recursos para não deprimir nem desenvolver algum transtorno ansioso durante todo aquele período. Além disso, conheci pessoas maravilhosas em minha turma, com quem certamente manterei contato pelos próximos anos, e que considero amigas e aliadas.

Hoje, realizo atendimentos clínicos orientados pela esquizoanálise, ao mesmo tempo em que curso meu doutorado na Psicologia da UFF. Há um número crescente de pessoas que vêm até mim curiosas com a esquizoanálise, querendo saber do que se trata e experimentar a clínica. Apesar de ainda não ser ensinada nas graduações de psicologia (exceto, talvez, apenas na graduação da UFF), vejo que a esquizoanálise vem conquistando cada vez mais espaço, justamente por ser uma teoria que consegue dar conta da complexidade dos processos de subjetivação de nossos tempos.

Por isso, considero este curso de formação imperdível não apenas a psicólogos e analistas, mas a qualquer pessoa que se interesse pelo tema.

10/06/2022