Encontro Anual de Esquizoanálise

Evento Anual de Esquizoanalise 2023

II Encontro Anual de Esquizoanálise.

Exclusivo para alunos do curso Formação em Esquizoanálise.

Em 2024 o encontro acontecerá de modo presencial em São Paulo nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024.

Percorremos longos caminhos desconhecidos das culturas gregárias e sedentárias.

Corremos todos os riscos.

Nos evadimos das instituições acadêmicas e de suas chancelas.

Sentimos a necessidade de pensar e viver de modo independente e longe das tutelas institucionais e seus poderes coercitivos. Levamos adiante e mais longe a tarefa daqueles que lançaram as primeiras flechas em direção a esses novos futuros.

Descobrimos novas terras, inventamos novas armas, combatemos as armadilhas dos processos de normatização passionais-reivindicativos e os processos de empoderamento com suas inevitáveis formações paranoico-fascistas.

Penetrar nos labirintos e domínios da esquizoanálise foi apenas um dos efeitos desse pensamento.

Um resultado necessário de seu exercício.

Foi conquistando cada vez mais o sentido pleno da afirmação das diferenças, sem a tutela da representação cultivada pela filosofia da identidade, que ao mesmo tempo fomos criando as condições para um resgate das forças tornadas estranhas da humanidade em nós, forças não apenas humanas, mas animais, vegetais, minerais e, a um só tempo, espirituais, cósmicas e moleculares.

Sem o que se denominou ao longo do século 20 de filosofia da diferença, não teríamos a esquizoanálise. A filosofia da diferença é o seu pressuposto.

O que caracteriza essa filosofia é uma ontologia absolutamente afirmativa do ser, um ser que se diz no mesmo sentido de toda e qualquer diferença sem carecer de qualquer suposta realidade transcendente além dele. Um ser imanente e unívoco contra a analogia do ser subordinado ao Uno. Univocidade que torna imanente toda maneira de qualquer modalidade do real — imanência a um único e mesmo ser, constitutivo de tudo o que é comum e que a um só tempo envolve e afirma as diferenças.

A partir do I Encontro Anual de Esquizoanálise foi produzida uma publicação: "Registros Nômades"

Reunimos no Registros nômades, um conjunto de textos nascidos do encontro de seus autores com o pensamento da filosofia da diferença e da esquizoanálise nos programas e cursos de Formação em Esquizoanálise por mim concebidos e ministrados.

Emergência e devir revolucionário da esquizoanálise, por Luiz Fuganti
Apesar de estarmos a 52 anos do lançamento do Anti-Édipo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, realizamos nosso primeiro encontro de esquizoanálise pela Escola Nômade de Filosofia pensando em ampliar e contribuir ao nosso modo com os movimentos que ela vem desencadeando no Brasil e no mundo. Mas também para fazer nossa parte em tornar cada vez mais notável sua extraordinária singularidade.

Em que consiste a esquizoanálise? O que é e o que pode? Qual sua real novidade? A singularidade da esquizoanálise nasce de uma experiência ontológica do desejo sem falta e do inconsciente como fábrica do real. Essa peculiaridade em sua origem não nos deixa confundi-la. Ao contrário, faz saltar sua diferença profunda e irredutível.

A esquizoanálise contrasta radicalmente com o estatuto das instituições e saberes psis estabelecidos na modernidade e na contemporaneidade, cujos saberes e práticas clínicas estão dominados tanto pelo idealismo quanto pelo psicologismo moral. E, para não deixar dúvidas, é incompatível e inconciliável sobretudo com, por exemplo, a psicanálise, cujos fundamentos diante dela são insustentáveis.

Fotos do encontro realizado em 2023

Evento Anual de Esquizoanalise 2023