Ler outros textos

Movimentos Nômades de Cultura: Olhares de Dentro

Movimentos Nômades de Cultura são movimentos emergentes e focos criativos de cultura que produzem maneiras autônomas de existir e na transversalidade das diferenças. Investem na diversidade dos processos inventivos que nos tocam partindo das urgências de tudo o que vive. Assim retomam forças imperceptíveis que compartilham e colocam em ressonância modos singulares de expor, dispor e produzir o real.

Investe-se na transversalidade dos movimentos criativos que nos tocam e que podem contribuir para a amplificação e intensificação de ações e alianças; um colocar-se em movimento partindo de inquietações e interesses mais urgentes, e então compartilhar modos singulares de expor e dispor os elementos do problema que nos atravessam.

Laboratório de Pesquisa e Criação em Cinema Documentário: Memórias e Futuros

O objetivo específico do Laboratório é a pesquisa, criação de roteiro e filmagem para a composição de uma série de vídeos documentários de curta duração a serem exibidos em mostra aberta ao público.

Método: desenvolver a potência de criar acontecimento nas práticas de registro audiovisual a partir da apreeensão das emergências de zonas relevantes de tensão social. Interrogando os modos de atenção, apreensão e registro, problematiza os enquadramentos e suas durações, suas linhas de continuidade e seus cortes, suas conexões intrínsecas e/ou extrínsecas ao processo que os atravessa. Investe-se na modulação da iluminação, fazendo coincidir modos de iluminar o real-existente e modos de fazer existir ou criar o real-virtual. Esse método (registrar o acontecimento, jamais o fato) pode possibilitar a formação de uma tipologia de enquadramento. E nesse sentido, escolher e investir em políticas da luz ou dos modos de sentir. Dentre essas linhas políticas da sensação, uma das principais é aquela que privilegia a criação de jeitos singulares de apreender vozes, comportamentos e gestos silenciados, subsistentes, insistentes e inauditos, com condições precárias e frágeis de expressão. Aplicando a atenção na apreensão das zonas invisíveis do visível – mas que fazem ver ou o impedem -, ou insensíveis do sensível – mas que fazem sentir ou o impedem-, e nas zonas indizíveis do dizível – mas que fazem dizer ou o impedem.

A participação ocorre através do interesse em compartilhar matérias de expressão, presenças, urgências, idéias, criações,e no desejo de se experimentar em relação.

Tema a ser abordado nos documentários: devires étnicos minoritários entre populações e/ou grupos afrodescendentes e indígenas – manifestações vivas ascendentes de culturas indígenas e de matrizes africanas hoje na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da incorporação das suas forças no cotidiano e no modo de compor as relações de sociabilidade, suas diferenças e memórias capitalizadas como criação de novos modos de civilidade: transmutações culturais.

Outros objetivos: promover a formação do olhar, criar novos modos de perceber, contribuir com a emergência de maneiras éticas de agir e com a formação de um público ativo. Nesse sentido, o projeto busca criar condições para a emergência de novas modalidades ativas de existir, tornando assim possível a superação das mais variadas formas de coação e rebaixamento do ser humano, utilizando-se das artes como meio propício para induzir não só a criatividade, mas também uma reação ativa por parte da comunidade.

Adicione seu comentário